Como organizar um batizado | Tudo o que precisas de saber
Se chegaste até aqui tens ou terás que organizar um batizado e não queres perder nenhum detalhe, não é? Calma, eu vou ajudar-te. 😊
Sou a Cristina, fotógrafa de famílias e batizados. Já acompanhei tantos batismos que decidi reunir aqui os principais pontos a ter em conta no momento de o planear. No fim, ainda te entrego um bónus. 😉 Vamos a isso?
1. Padrinhos de batismo
A decisão de escolher os padrinhos deve ser ponderada e consciente. Pessoas que serão responsáveis por cuidar, amar e estar presentes na vida do nosso filho. Não será por acaso que antigamente, seguindo a igreja católica, em caso de falecimento dos pais, eram os padrinhos que passariam a cuidar da criança como “segundos pais”. Escolhe, por isso, alguém com valores semelhantes aos teus e em quem confias plenamente.
Segundo o Código de Direito Canónico existem ainda algumas diretrizes a seguir nas escolhas dos padrinhos. Nomeadamente:
- Ser padrinho e madrinha. Ou um só padrinho ou uma só madrinha;
- Ter mais de 16 anos de idade;
- Ser católico, batizado e crismado.
Contudo, é importante consultar sempre o padre da paróquia. Desta forma, irás perceber que diretrizes ele exige, pois podem haver exceções aos pontos referidos anteriormente.
2. Cerimónia de batizado (data, local e burocracia)
Começa por agendar uma reunião no Cartório Paroquial para reservar uma data e hora para a cerimónia. É aconselhado que o faças com uma antecedência entre 60 a 40 dias.
Leva contigo as seguintes informações:
- certidão de nascimento/cartão de cidadão do bebé;
- nome e morada completos dos avós e padrinhos;
- documento de transferência de batismo (caso pretendas realizar o batismo numa paróquia que não tua).
Num dia a combinar com a Paróquia, terás que realizar uma Preparação para o Batismo. Nesta reunião irão falar da importância deste sacramento e te explicarão como a cerimónia irá decorrer. Podes consultar aqui o guia da cerimónia (página 32).
Relativamente aos custos associados é importante consultar o respetivo Cartório Paroquial onde se realizará o batismo.
3. Vela, Concha e Toalha de batismo
Estes 3 símbolos serão utilizados em diferentes momentos da cerimónia. Existe uma grande oferta de fornecedores no mercado que comercializam o conjunto e o podem personalizar com o nome do bebé.
4. Vestuário de batizado
A escolha da cor branca, que simboliza a pureza, já não é tão rigorosa como antigamente. Contudo, continua a optar-se por tons claros para manter a simbologia. Na escolha da roupa do bebé é importante que optes por uma peça fácil de abrir, pois no decorrer da cerimónia o Padre irá fazer uma unção no peito do bebé.
5. Fotografia
Se até aqui já dedicaste tanto tempo e amor na organização de um dia tão feliz, certamente vais querer revivê-lo eternamente. Com a fotografia podes fazer perdurar no tempo, e na memória, cada momento e mostrar um dia ao teu filho como ele foi tão amado.
Na escolha do fotógrafo, procura alguém cujo trabalho e forma de trabalhar vá de encontro às tuas expectativas. Se procuras um registo natural, capaz de fotografar emoções, eu poderei ajudar-te.
clica aqui e vem falar comigo por WhatsApp
6. Convidados
Com quem queres partilhar este dia tão especial?
Quem ama o teu filho e gostaria de acarinha-lo neste dia?
Faz uma lista com todos os nomes das pessoas que vais querer convidar para o dia de batismo. Mesmo que não a consigas fechar já, é importante que tenhas um número total aproximadamente definido para que possas continuar a organizar o batizado.
7. Convívio
Se após a cerimónia de batizado pretendes reunir todos os convidados num convívio, é altura de procurar um espaço para a realização de eventos.
Tem em conta fatores como:
- o tipo de ambiente que procuras (se mais descontraído, se mais requintado…);
- a meteorologia (para decidires se pretendes área exterior, interior ou ambas);
- a distância da igreja ao local do evento (por vezes longas distâncias causam mais stress);
- o número de convidados (para escolheres uma dimensão do espaço adequada).
Normalmente é da responsabilidades destes espaços organizar a ementa, escolhida por ti.
Podes também optar por organizar este convívio em casa, deixando à tua responsabilidade a confeção das refeições e a decoração do espaço.
8. Bolo de batizado
No local do evento, providencia uma mesa de destaque para o bolo. Afinal de contas, este é o protagonista de todas as sobremesas. Normalmente, é um bolo temático, realizado por cake designers e que podem personalizá-lo ao teu gosto e em harmonia com a decoração escolhida.
9. Decoração
Se és fã de decoração sabes que todos os detalhes contam e fazem a diferença. Desde a mesa delicadamente organizada, aos marcadores de mesa, e até às flores, tudo pode estar em perfeita harmonia. A plataforma Pinterest pode ajudar-te a encontrar muitas ideias. Mas se estiveres na corrida contra o tempo podes também contratar um profissional da área de organização de eventos que te ajudará em todos os pormenores.
10. Convites e Lembranças
Agora que já sabes o número de convidados, a data e hora do batismo, o local do convívio e a decoração do dia, podes começar a pensar nos convites e nas lembranças que entregarás aos convidados.
Comecemos pelos convites. Se não queres contratar um designer e gostas de fazer pelas tuas próprias mãos, podes recorrer novamente ao Pinterest para tirar ideias e à ferramenta Canvas para produzir o design. Dá asas à tua imaginação.
No final do batismo, gostamos que cada convidado fique com uma recordação desse dia. Há quem entregue uma fotografia ou opte por algum objeto simbólico e personalizado. Podes encontrar fornecedores dedicados a este tipo de produtos ou podes fazer as tuas próprias lembranças personalizadas.
11. Animação
Se queres deixar as crianças felizes e os pais mais descansados, podes contratar serviços de animação dedicados aos mais pequenos. Como por exemplo: insufláveis, pinturas faciais, palhaços e modelagem de balões, entre muitos outros.
Conclusão
Se chegaste aqui mereces um resumo de todos os pontos de que te falei. 😉
Clica aqui para fazeres o download do checklist que preparei para ti.
Guarda-o e vai assinalando cada ponto que termines de tratar.
Referi aqui os principais pontos a ter em conta ao organizar um batizado, mas podem surgir mais detalhes dependendo do tipo e da dimensão do batizado que pretendas organizar. Se necessário, faz a tua própria lista para melhor te organizares.
Após tudo planeado e organizado, relaxa e aproveita o dia junto do bebé. O dia é dele. O dia é vosso. 😊
Um beijinho,
Cristina